Você pode ter se deparado com esse “bichinho” em diversos lugares, como no quintal, jardim ou dentro de casa.
Apesar de sua aparência assustadora, não é necessário eliminá-lo.
Ele tende a preferir ambientes sombreados, abafados e úmidos, com pouca luz, ou seja, locais frios e mal ventilados.
Existem muitos lugares onde podemos encontrar centopeias, como adegas, banheiros, fendas nas paredes e até mesmo lavanderias. Esses são seus habitats mais comuns para sobreviver.
Sim, estamos falando da centopeia. Contrariando nossas expectativas, não devemos eliminá-la, pois ela desempenha um papel importante em nossas casas. E você pode estar se perguntando, por quê?
Fique pronto para se surpreender ao descobrir como essa criatura, que muitas pessoas temem e acham repulsiva, na verdade traz benefícios ao nosso ambiente. Continue lendo para saber mais.
A centopeia desempenha um papel crucial ao enriquecer o solo do jardim, ajudando no crescimento saudável das plantas e também auxiliando no controle de pragas, como baratas, por exemplo.
Na verdade, esses insetos são benéficos para sua casa. As centopeias têm uma dieta que inclui formigas, aranhas, peixinhos-de-prata e até mesmo baratas, que são temidas por muitos.
De maneira interessante, no Japão, as centopeias são até criadas como animais de estimação e recebem o nome de Geji-Geji.
Já no Brasil, elas são conhecidas popularmente como lacraias. Sua presença é bastante comum e são visitantes frequentes nos lares do país.
Por isso, é bom considerar antes de esmagar esse pequeno animal, que pode não ser bonito, mas desempenha uma função crucial no equilíbrio ambiental.