Você já ouviu falar que babar enquanto dorme significa que o sono atingiu um alto nível de qualidade?
Após essa afirmativa viralizar nas redes sociais, o portal de notícias da Globo consultou especialistas no assunto para esclarecer a dúvida.
Segundo o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do InCor e médico pneumologista, a ideia de que babar enquanto dorme está associado à qualidade do sono é falsa e imprecisa.
O especialista assegura que babar não tem nenhuma ligação com o descanso correto do corpo, nem com o desligamento das funções cerebrais, como foi espalhado nas redes sociais.
A notícia falsa afirma que a saliva sai pela boca quando a pessoa está respirando corretamente durante o sono e quando o cérebro desliga completamente ao atingir o sono profundo.
O pneumologista diz ainda que, cientificamente, o correto é dormir de boca fechada, com a língua no céu da boca, respirando pelo nariz. Dessa forma, a pessoa não vai babar.
Ele afirma que, se a pessoa está babando, é porque deve estar com o nariz obstruído e, assim, dorme com a boca aberta para conseguir respirar enquanto dorme, o que leva à projeção da língua para a parte de trás da boca e ao ronco.
A Dra. Magda Lahorgue Nunes, professora de neurologia da Faculdade de Medicina no Rio Grande do Sul e vice-diretora do Instituto do Cérebro, garante que não há relação alguma entre babar e o perfeito repouso do corpo durante o sono.
Alerta!
A professora de neurologia também afirma que não é necessário babar, mesmo atingindo a fase de sono profundo conhecida como sono REM.
Ela orienta a buscar ajuda médica em caso de ronco ou baba durante o sono, pois isso pode indicar algum problema de saúde.
A Dra. Magda cita como exemplo a associação com algum tipo de obstrução nasal ou apneias do sono em pessoas que babam ou roncam durante o sono.
“Então, uma pessoa, uma criança, que dorme de boca aberta, que baba e que ronca, ela deve sim fazer uma investigação, possivelmente ela tem uma hipertrofia de amídalas ou de adenoides.”