Na data de terça-feira (11/6), o representante de Mamma Bruschetta, Thiago Nielsen, divulgou o diagnóstico e a situação da artista, que foi hospitalizada pela terceira vez em um intervalo de seis meses devido à mesma queixa: falta de ar. Nielsen explicou que o diagnóstico foi de pneumonia por aspiração durante uma entrevista à Quem.
“O estado dela está estável. A pneumonia é causada por aspiração, uma infecção nos pulmões resultante da inalação de fluidos da boca, conteúdo gástrico ou ambos”, explicou Thiago.
Ele também esclareceu que “desde a cirurgia para tratar o câncer no esôfago em 2019, ela tem tido problemas de refluxo. No entanto, a pneumonia dela não é tão grave quanto a pneumonia viral ou bacteriana”.
Thiago Nielsen mencionou um tumor descoberto durante o processo da cirurgia bariátrica de Mamma.
“Inicialmente, ela passou por um procedimento para reduzir o estômago e, em seguida, fazer a cirurgia. Durante os exames preparatórios, como a endoscopia, foi detectado um câncer no esôfago”, explicou, acrescentando que ainda não há previsão de alta médica.
“O tumor era pequeno, medindo apenas 15 mm. Ela conseguiu vencer o câncer por meio de tratamentos como radioterapia, quimioterapia e cirurgia para remoção. No entanto, a localização do tumor, na junção entre o esôfago e o estômago, causou refluxo, o que agora contribuiu para o desenvolvimento dessa pneumonia”, explicou Thiago.
Em janeiro, Mamma Bruschetta já havia sido internada na UTI do mesmo hospital devido a tosse e falta de ar. Poucos dias após receber alta, ela retornou ao hospital no início de fevereiro com os mesmos sintomas.
Na época, em conversa exclusiva com a coluna, Bruschetta abordou a sua doença:
“Ainda estou internada no hospital. Cerca de duas semanas atrás, tive uma pneumonia viral com arritmia e precisei ficar hospitalizada por dez dias.
Retornei ao trabalho na Rádio Metropolitana porque ainda estamos em período de férias na Band, mas no domingo passado comecei a sentir cansaço novamente”, lembrou ela ao voltar para a clínica apenas cinco dias após ter recebido alta.
Ao final da entrevista, ela fez questão de enfatizar: “Estou recebendo uma medicação excelente, o hospital é ótimo e está tudo sob controle. Não estou em estado terminal, está bem?” De acordo com os especialistas, Mamma Bruschetta enfrentou um quadro infeccioso.