A cantora Preta Gil compartilhou um vídeo no domingo (25) em que revelou a difícil notícia de que o câncer voltou em quatro áreas diferentes do seu corpo. A artista agora enfrenta a presença de dois linfonodos comprometidos, uma metástase no peritônio e um nódulo localizado no ureter. Em 2023, Preta havia passado por um tratamento após ser diagnosticada com câncer no intestino, acreditando ter superado a doença.
Preta explicou que, após o tratamento inicial, havia sido liberada pelos médicos para retomar uma vida quase normal, já que estava em fase de remissão. “Eu tive um câncer no intestino, tratei, me curei dele e fui liberada pelos médicos para seguir uma vida próxima ao normal. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou”, afirmou a cantora.
A descoberta do retorno da doença ocorreu durante exames de rotina, que revelaram o câncer em quatro diferentes locais. “Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta-feira comecei a quimioterapia”, relatou Preta, evidenciando a rapidez com que precisou retomar os cuidados médicos.
Na quinta-feira anterior (22), Preta havia comunicado aos fãs que havia reiniciado o tratamento, mas na ocasião ainda não deu detalhes sobre a extensão da doença. No vídeo recente, ela agradeceu as mensagens de apoio e carinho recebidas, além de destacar que está mentalmente mais forte para enfrentar essa nova fase. “Estou bem, com a cabeça boa. Estou muito melhor do que quando comecei meu tratamento em 2023. Sou outra Preta em 2024, cheia de vontade de viver, com muita energia e cercada de amor (…). Estou mais preparada para enfrentar esses tumores”, disse a cantora.
Preta Gil encerrou a mensagem expressando seu desejo de continuar trabalhando dentro das suas possibilidades, mantendo uma vida o mais próxima possível da normalidade.