Chegam ao fim as buscas por mulher que estava desaparecida há dias no RJ

As buscas por Helmarta Sousa Santos Luz, de 39 anos, chegaram ao fim após seu corpo ser encontrado na última sexta-feira, 27 de setembro, após três dias de intensas diligências. A família confirmou o falecimento.

O corpo foi descoberto pelas equipes de busca na Ponte do Funil, dentro de uma mala submersa no rio Jaguaripe. Helmarta, residente em Valença, havia sido vista pela última vez na terça-feira, 24 de setembro.

O ex-marido da vítima, Carlos Mendes dos Santos Júnior, confessou ser o autor do crime durante seu depoimento na delegacia na última quinta-feira, 26 de setembro.

De acordo com as investigações, Carlos estrangulou Helmarta e, em seguida, transportou o corpo até uma ponte. Para garantir que o corpo permanecesse submerso após ser lançado no rio, ele amarrou anilhas de academia ao corpo da ex-companheira.

A comunidade local ficou em estado de choque diante do desaparecimento da mulher, acompanhando as buscas com grande preocupação. Familiares e amigos expressaram sua tristeza nas redes sociais, enquanto a polícia prossegue com os procedimentos para formalizar a acusação contra Carlos Mendes.

Tristemente, este é mais um caso de feminicídio no Brasil, que enfrenta um grave problema de violência contra as mulheres, com os registros dessa violência crescendo a cada dia.

A maioria dos casos de mulheres mortas em casa está relacionada a homens que fazem parte de seu cotidiano, como ex-parceiros ou companheiros atuais.