Preta Gil segue em recuperação após longa cirurgia e estado de saúde é estável
Neste sábado (21), o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou um boletim médico atualizando o estado de saúde da cantora Preta Gil, que passou por uma cirurgia complexa na última quinta-feira (19). De acordo com a unidade de saúde, a artista encontra-se em “estado estável” e deve permanecer internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, conforme o planejamento médico.
A cirurgia, que começou às 6h da manhã de quinta-feira, durou 21 horas e terminou apenas na madrugada de sexta-feira (20). Para tranquilizar os fãs, o filho de Preta, Francisco Gil, usou suas redes sociais para informar que o procedimento foi concluído com sucesso. “Tudo em paz aqui! A cirurgia da minha mãe terminou, e está tudo bem com ela. Obrigado por toda energia positiva. Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes! Muito amor, axé”, escreveu ele.
A equipe médica que acompanha a cantora é liderada pelos renomados médicos Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira. Em agosto, Preta havia divulgado que o câncer havia retornado e se espalhado para quatro áreas diferentes: dois linfonodos, um nódulo no peritônio e uma metástase na ureter.
Preta Gil foi diagnosticada com o câncer no intestino em janeiro de 2023 e, após tratamento inicial, entrou em remissão. No entanto, o câncer recidivou em múltiplos focos, o que a motivou a compartilhar sua experiência e alertar sobre a complexidade do seu quadro. “O meu câncer voltou em quatro lugares diferentes”, revelou a cantora, explicando a recidiva da doença, que afeta 40% das pessoas com câncer primário.
Neste momento, Preta continua sua luta com coragem e é sustentada pelo apoio de seus familiares, equipe médica e fãs, que estão em oração pela sua recuperação.