O rompimento de uma barragem em Itapoã, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, gerou um clima de apreensão entre os moradores. A estrutura, afetada pelo volume intenso das chuvas, cedeu, liberando água que escorreu para áreas próximas.
Na quarta-feira (13/11), quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao Parque Lagoa do Nado para avaliar a possibilidade de transbordamento do lago. Aproximadamente 12 bombeiros foram mobilizados para monitorar os riscos no local. “Com a forte chuva, parte do talude cedeu, extravasando a água para a avenida Pedro I, uma via de alto movimento ao lado do parque. O trânsito foi interditado, mas não há registro de feridos”, comunicou o Corpo de Bombeiros.
Além dos bombeiros, a situação foi acompanhada pela Guarda Civil, Defesa Civil e Sudecap, que tomaram providências para minimizar o risco de alagamento em áreas próximas, especialmente na Av. Pedro I. Na mesma data, o Corpo de Bombeiros informou que não houve vítimas no incidente. Embora a avenida tenha sido invadida pela água temporariamente, a situação foi rapidamente controlada e o trânsito no local foi normalizado.
A Defesa Civil de Belo Horizonte disponibiliza um canal no WhatsApp para enviar alertas sobre as condições climáticas à população. Por meio desse canal, os moradores podem se manter atualizados sobre a previsão de chuvas, riscos de alagamento e áreas mais vulneráveis. Para se inscrever, basta acessar o canal público da Defesa Civil de BH e ativar as notificações.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!